sábado, 2 de novembro de 2013

A primeira experiência com o Ubuntu

Este artigo surgiu de uma vontade de experimentar um sistema operativo do qual ouvia a falar no meu dia a dia no emprego, que me criava um curiosidade à qual eu e quem me conhece sabe que tenho isto juntamente com a minha teimosia em conhecer e saber utilizar.

Como tinha em casa o netbook, que utilizava no meu antigo emprego, parado num canto decidi fazer o download de uma versão de SO Linux, mas a variedade era abundante. 




A minha escolha caiu sobre Ubuntu 13.10 Saucy Salamander que tem novidades e uma potencialidade acrescentada em relação aos seus antecessores.

O que é necessário para instalar o Ubuntu


1. Devem realizar o download do sistema operativo que pretendem, neste caso do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander devem ter em consideração a arquitectura do vosso computador se é 32 bits (x86) ou 64 bits (AMD64).

2. De seguida devem realizar o download do programa Yumi pois vão necessitar de colocar os ficheiros do SO numa pen, a qual deve ter no mínimo 8GB, e torná-la bootable ou seja uma pen de arranque.

3. Caso pretendam utilizar um CD / DVD para gravarem a ISO do sistema operativo necessitam de um programa de gravação eu aconselho este gratuito, o Free ISO Burner.

4. Devem configurar a BIOS para que o arranque seja realizado em primeiro lugar no dispositivo usb.


Dentro em breve colocarei um artigo com dicas para optimização deste sistema operativo. O qual vai servir de complemento a este artigo que no entanto ficou algo pequeno.


Gostaram do artigo? 
Deixem um comentário e subscrevam a newsletter embaixo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário. Até à próxima!